Blog

Como calcular a depreciação do seu carro

Um dos principais pontos que são levados em consideração na hora de comprar um carro é o valor de revenda dele, afinal, ninguém quer perder dinheiro!
Mas você sabe realmente o que é levado em consideração para a análise de depreciação do seu carro?! 

O mercado considera principalmente a expectativa de vida do veículo, ou seja, até quando ele estará funcionando perfeitamente. Outro ponto importante analisado é a oferta de demanda e procura. Um modelo mais procurado e com fácil revenda sofre menos desvalorização do que carros mais luxuosos ou de montadoras menos tradicionais no mercado.

VEJA AGORA OS CRITÉRIOS QUE INFLUENCIAM NA DESVALORIZAÇÃO

Reajuste da tabela FIPE: A tabela é a principal referência no mercado de carros usados e seminovos. O preço da tabela é um preço base para revenda e essa tabela é atualizada mensalmente, pois é analisado a versão, motorização e ano-modelo do automóvel.

Mercado do veículo: Aqui entra a lei da oferta e demanda do automóvel, ou seja, se um carro é mais procurado pelo público como consequência terá o valor um pouco mais alto. Mas se for um carro de venda exclusiva, como os carros de luxo, o valor tende a ser um pouco mais baixo.

Estado de conservação: É analisado a quilometragem do carro, quanto mais rodado, maior será a desvalorização. Amassados, riscos e pintura também são analisados, um veículo bem conservado indica que ele não sofreu acidentes graves.

Alterações no carro: carros tunados, pintados, rebaixados com certeza sofrerão uma depreciação maior. Adaptar o carro com o sue gosto pessoa interfere muito na hora da revenda, pois é mais difícil achar uma pessoa que tenha o mesmo gosto que você.

Perícia cautelar: Aqui na Cash Auto, além de analisar todos esses pontos descritos a cima, é feita também a perícia cautelar, onde vamos nos certificar se o carro é verdadeiro, se não possui adulteração no chassi, motor, câmbio e documentos.

Além de tudo isso lembre-se sempre: o carro 0km ao sair da concessionária, já perde até 20% do valor. Então na hora de adquirir o seu carro 0km ou seminovo, leve em conta todos esses pontos para poder ter uma ideia de como será a depreciação do seu veículo!

Gostou das informações?! Cadastre-se em nossa newsletter e receba sempre nossas notícias e matérias.