Blog
Já pagou o licenciamento?

Proprietários de veículos precisam ficar atentos ao prazo de vencimento do licenciamento. Segundo informações do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), o pagamento do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV) começou em agosto e segue até novembro, de acordo com a placa de cada veículo.

Conforme o Detran,  o CRLV é de porte obrigatório do veículo, na forma original, e só é emitido e enviado pelos Correios após a quitação do licenciamento e de todos os demais débitos, como multas e IPVA. 

E ninguém quer ser multado ou ficar sem poder andar com o carro, certo? Além disso, se você está pensando em negociar seu veículo é muito importante não deixar nenhuma pendência como multa ou impostos.

Segundo dados do Detran, o motorista que for flagrado circulando com um veículo que não esteja licenciado estará cometendo uma infração de trânsito gravíssima. O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro prevê aplicação de multa Gravíssima, perda de sete pontos na carteira de habilitação e apreensão do veículo.

Para emitir e pagar a guia de licenciamento, o proprietário pode acessar o site do Detran, o APP dos órgãos e em alguns bancos credenciados.

Após a quitação do licenciamento, conforme informações do órgão, o proprietário do veículo receberá pelo Correio o documento de CRLV, em seu endereço, caso o mesmo esteja atualizado (exceção para endereço não numerado ou Zona Rural). Por isso, mantenha seu endereço sempre atualizado na base de dados do Detran.

Para mais informações sobre como emitir a guia, realizar o pagamento e recebimento do documento, basta acessar a página do Dentran no Paraná: http://www.detran.pr.gov.br/

Crédito foto: Pixabay